
Links Patrocinados
Hoje em dia, para uma empresa ou pessoa física que deseja divulgar seu produto online, não basta apenas criar um site, sentar e esperar resultados, pois isso nem sempre atinge o seu público alvo e quase não oferece retorno garantido ao próprio anunciante. Para isso, ferramentas são criadas para facilitar essa divulgação, como os Links Patrocinados, por exemplo.
Links Patrocinados são anúncios localizados na primeira página de determinado site de busca que, quando clicados, direcionam o internauta a certa página de acordo com o que foi pesquisado, sendo assim, os links atingem especificamente a clientela daquele produto e garantem visitas e possíveis retornos para quem os anunciou.
Através dessa ferramenta, a empresa pode escolher quais palavras-chaves serão usadas para direcionar a pessoa que pesquisou seu produto de venda para o seu site. Assim, o indivíduo encontra o que estava procurando e a empresa encontra seu cliente. Um exemplo: uma empresa que vende aparelhos eletrônicos escolherá palavras que remetem ao seu produto, como TV LCD, Notebook, Ipad, entre outras. A escolha dessas palavras é muito importante, pois pode ter um efeito maior e mais influenciador do que se fossem divulgadas em meio ao mercado real, e não no online. Uma empresa pode se apoderar de determinadas palavras que sempre irão lembrá-la, como por exemplo, a palavra “refrigerante” que foi apoderada pela Coca-Cola, e esse retorno possibilita uma migração do conceito dessa tal marca do mundo online para o mercado físico, passando credibilidade a novos clientes.
O Marketing usado para esse tipo de divulgação online de produtos é muito honesto, democrático e traz resultados, pois o valor gasto é o valor exato daquilo que foi investido, ou seja, a cada clique no anúncio da empresa, determinado valor será descontado no que foi aplicado, literalmente como um celular pré-pago, no qual você põe créditos e usa até acabar. Esse processo, bem aplicado, aumentará o tráfego do site da empresa de maneira qualificada, barata ao seu custo e imediata.
Vantagens dos Links Patrocinados:
- O pagamento só ocorre quando houver visitas no site através do link anunciado (propaganda justa)
- A empresa escolhe o quanto quer investir, ou seja, não há riscos de ultrapasso da verba aplicada ou prejuízos
- A campanha entra no ar imediatamente, podendo gerar vendas no dia em que foi publicada, por um custo muito baixo ao anunciante
- Tais anúncios são adaptáveis para focar no público alvo da empresa diretamente, sendo direcionados para determinados lugares e/ou horários nos quais os clientes estão presentes
- Os resultados são todos mensuráveis durante o processo de divulgação do anúncio, como quais palavras são mais procuradas no mercado no qual a empresa está inserida, quais não são, de quais cidades vêm as maiores demandas, entre outras estatísticas
Curiosidades relevantes:
- 64% dos usuários de sites de busca não passam da primeira página de resultados, favorecendo os Links Patrocinadores.
- 90% dos usuários de sites de busca abandonam uma busca se não encontram o que procuram nas três primeiras páginas.
- 55% dos usuários de sites de busca clicam em apenas um resultado, o que lhe mais oferece credibilidade, e 80% em no máximo três.